Notícias da cidade
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTRA        SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JAPONVAR, ADEILTON CARDOSO SOLICITA AUTORIZAÇÃO
NÃO PARAM EM NOSSA CIDADE       PARA PRIORIZAR E IMUNIZAR OS PACIENTES DA HEMODIÁLISE E ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE JAPONVAR.        PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA GETÚLIO VARGAS        A PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPONVAR, ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DE OBRAS E SAÚDE VEM INVESTINDO EM MAIS SEGURANÇA PARA O PSF RENASCER
Previous
Next

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agropecuária, Secretaria de Transportes e EMATER está a todo vapor na construção das barraginhas em apoio as famílias na segurança hídrica para Produtores Rurais. A construção destas é uma saída para as constantes e duradouras secas.

O acúmulo das águas das chuvas será de suma importância para o produtor rural e para o abastecimento dos lençóis freáticos. Administração “Do Povo Para o Povo” cumprindo com seus compromissos e trabalhando em prol do produtor rural.

Neste 15 de julho é comemorado o Dia do Pecuarista.

A data celebra o trabalho daqueles que se dedicam ao cuidado, manejo, alimentação, saúde, qualidade, reprodução e bem-estar dos animais, além de serem responsáveis pela produção de carne, leite, queijos e alimentos em geral.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG), realizaram o curso de Manejo Racional e Bem-Estar Animal no Distrito de Nova Minda.

O curso contou com a participação de 08 alunos, e foi ministrado pela instrutora Percia Monteiro Rocha Soares da Silva, Zootecnista e mestre em ciências veterinárias.

O curso de Manejo Racional e Bem-Estar Animal visa melhorar as técnicas de manejo dentro das propriedades, onde ensinamos inicialmente os domínios do bem estar animal, seguidos de práticas como distância de fuga, ponto de balanço, condução racional dos bovinos, dessensibilização na maternidade, técnicas para embarque, dentre outros.

O curso de horticultura foi uma realização da Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria Municipal de Agropecuária em parceria com o SENAR/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

As aulas aconteceram nos dias 27, 28, 29 de setembro na Horta Comunitária de Japonvar, o curso contou com a participação de 09 alunos que foram instruídos pela instrutora Virgínia Dutra de Araújo, formada em Agronomia e Implantação de hortaliças, Além dos conteúdos teóricos, os alunos poderão ver aulas práticas que dão oportunidade para os participantes saberem o que é necessário para cultivar uma horta: Caseira urbana, caseira rural, comunitária ou escolar com informações essenciais do plantio à colheita.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG), atua como um instrumento para Formação de Profissional Rural e Promoção Social e qualidade de vida de homens e mulheres, agradecemos a todos os profissionais do SENAR/MG pela parceria formada com a administração “Do Povo Para o Povo”.

A Secretaria de Agropecuária agradece todos os Horticultores da Horta Comunitária de Japonvar pela parceria e disponibilidade do espaço para a realização do curso.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG), e com o apoio do Sindicato Rural de Brasília de Minas, realizou mais um curso de Operação de Pá Carregadeira no município de Japonvar.

O curso teve uma duração de três dias e contou com a participação de 11 alunos, foi ministrado pelo instrutor Weder Martins da Rocha, o curso teve como objetivo orientar os participantes um conjunto de procedimentos de segurança na operação e manutenção da Máquina Pá Carregadeira. Atendendo as normas de segurança dos órgãos fiscalizadores bem como os cuidados com o meio ambiente em cumprimento a legislação vigente, dentro do atual cenário em que o agronegócio é imprescindível que os colaboradores e os produtores rurais estejam sempre atualizados para uma melhor produtividade em diversos seguimentos do meio rural.

O evento teve um resultado muito satisfatório.

A Secretaria de Agropecuária juntamente com o SENAR/MG agradece ao Sr° Secretário de transportes Walter Gonçalves e também a coordenadora do CEMEI Tio patinhas pelo apoio prestado para a realização deste curso.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agropecuária, em parceria com o Sistema SENAR/ FAEMG/ INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília De Minas, realizaram na comunidade de Cabeceira do Mangaí: O DIA DE CAMPO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERECIAL (ATeG).

Com a expansão do agronegócio apícola no Brasil, a Prefeitura Municipal de Japonvar-MG, em conjunto com o SENAR/MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram no dia 24 de Setembro, o 1º dia de campo da apicultura no norte de Minas, na comunidade de Cabeceira do Mangaí, com o intuito de levar aos apicultores novas técnicas de manejo, destacando temas primordiais para uma boa produtividade e assim sendo, resultando na melhoria e qualidade de vida do trabalhador rural. Foram abordados temas e técnicas muito importantes como: Importância da troca da cera, alimentação artificial para as colônias, qualidade dos produtos apícolas, o mercado futuro do nosso mel de aroeira (Myracrodruon Urundeuva), eficiência e ganho no rendimento da apicultura migratória e a importância da substituição da rainha improdutiva. Com estes temas, conseguimos mostrar aos apicultores, a necessidade de adequarmos a nova realidade da apicultura brasileira, uma tecnologia que denominamos de apicultura moderna.

No dia do campo, tivemos a presença de mais de 500 apicultores, onde também conheceram a infraestrutura da apicultura do Sr. Hélio Almeida Cardoso, na qual relatou o sucesso do seu empreendimento devido a capacitação oferecida pelo SENAR/MG.

Neste dia tão marcante para a apicultura do nosso município, tivemos a honra de receber a visita do Sr° Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (Adeuzinho), Farley Vieira, prefeito da cidade de Ubaí, Alexandre Azevedo, gerente do Banco do Nordeste de Brasília de Minas, Luiz Fernando, proprietário Proenergy Empresa de Energia Solar, Marco Tulio, fiscal Agropecuário do IMA, Hebbe Cruz, técnica do SEBRAE/MG.

Foi notório a grande satisfação dos presentes, a oportunidade de absorver e levar para casa novos conhecimentos que contribuirá com o emprego de novas técnica de manejo, além de tudo um grande momento de confraternização entre todos.

Deixamos aqui os nossos agradecimentos as secretarias de Obras, Educação e Saúde pelo apoio prestado neste grande evento.

A administração “Do Povo Para o Povo” agradece todos os participantes e envolvidos no evento.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG), e com o apoio do Sindicato Rural de Brasília de Minas, realizou o curso de Operação de Pá Carregadeira.

O curso teve uma duração de três dias e contou com a participação de 10 alunos, foi ministrado pelo instrutor Weder Martins da Rocha, o curso teve como objetivo orientar os participantes um conjunto de procedimentos de segurança na operação e manutenção da Máquina Pá Carregadeira. Atendendo as normas de segurança dos órgãos fiscalizadores bem como os cuidados com o meio ambiente em cumprimento a legislação vigente, dentro do atual cenário em que o agronegócio é imprescindível que os colaboradores e os produtores rurais estejam sempre atualizados para uma melhor produtividade em diversos seguimentos do meio rural.

O evento teve um resultado muito satisfatório.

A Secretaria de Agropecuária juntamente com o SENAR/MG agradece ao Sr° Secretário de transportes Walter Gonçalves e também a coordenadora do CEMEI Tio patinhas pelo apoio prestado para a realização deste curso.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou o Curso de Avicultura na comunidade de Passagem Funda.

O curso contou com a participação de 10 alunos, que foram capacitados pelo instrutor Racine de Freitas Filho.

Os participantes aprenderam sobre os principais pilares para o sucesso da criação de frango caipira, são eles: genética, nutrição, sanidade e ambiente. Visando uma instalação bem feita com higienização temporária e constante com nutrição adequada e com bons reprodutores e matrizes.

Mais um curso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agricultura em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (SENAR-MG), nos dias 30, 31 e 01 de setembro de 2021, curso Saúde da Mulher.

O curso foi realizado na cidade de Japonvar no CEMEI Tio Patinhas e contou com a participação de 10 alunos, e foi ministrado pela instrutora Adervane Lellis (Vaninha)

O Curso Saúde da Mulher busca desenvolver as habilidades e competências para a promoção da saúde pela identificação das principais causas de adoecimento . Identifica os multipapeis da Mulher na sociedade atual e os impactos na sua autoestima. Aponta atitudes e ações para o empoderamento feminino.

Agradecemos a Srª. Coordenadora do CEMEI TIO PATINHAS (Neide Aparecida) pelo apoio e também pela receptividade.

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agropecuária e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG), ofereceram entre os dias 16 a 21 de agosto de 2021 o Curso de Prevenção de Acidentes e primeiros socorros.
O curso foi realizado na E. E. Castelo Branco, tiveram a participação de 12 alunos, e foi ministrado pelo instrutor Raphael Versiani. Os alunos aprenderam a agir corretamente em situações adversas, como afogamento, hemorragias, engasgo, desmaio, acidente vascular encefálico, queimaduras, fraturas dentre outras lesões ou reações do corpo humano.
“As manobras são bem simples, às vezes o desespero e a falta de conhecimento fazem com que os primeiros socorros sejam feitos de forma errada e isso pode ser fatal para uma vítima continuar viva ou não”; disse o instrutor Raphael Versiani.
Mais um curso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (SENAR-MG), nós dias 11 a 14 de agosto de 2021, curso de Suinocultura.
O curso foi realizado na comunidade de Quatis e contou com a participação de 10 alunos, e foi ministrado pelo instrutor Técnico agropecuário Rony Ursine Belacruz.
O objetivo do curso foi qualificar os criadores, orientando-os no manuseio de ferramentas de castração, inseminação artificial e no cuidado com a saúde dos animais.
Buscar parcerias para melhorar a vida das pessoas é uma das principais metas da administração “Do Povo Para o Povo!” Afirma o Sr° prefeito Welson Gonçalves.
A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (SENAR-MG), realizaram nós dias 05 a 07 de agosto de 2021 o curso de Avicultura.
O curso foi realizado na comunidade de Quatis e contou com a participação de 12 alunos, e foi ministrado pelo instrutor Técnico agropecuário Rony Ursine Belacruz.
Na oportunidade os alunos aprenderão noções sobre meio ambiente, higiene pessoal e sobretudo, habilidades específicas para desempenho e produtividade na criação de frangos caipiras.
Com aulas teóricas e práticas, os participantes receberam técnicas de como fazer o planejamento de uma granja para produção de ovos, preparo ideal do galpão, cuidados com as aves na fase inicial, no crescimento até a fase final, aula sobre pesagem, vacinação, colocação de ninhos, coleta e seleção de ovos, dentre outras habilidades da atividade.
Por iniciativa da Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG), foi realizado no dia 06 a 10 de julho de 2021, um curso sobre Trabalhador da pecuária Vaqueiro e Bovinos de corte Práticas sanitárias.
O curso foi realizado na comunidade de Melancias e contou com a participação de 09 alunos, e foi ministrado pelo médico veterinário e instrutor do SENAR-MG (Valdivino Ferreira da Silva).
Na oportunidade os alunos aprenderam sobre desinfecção e higienização, contenção dos bovinos, cuidados com bezerros, pesagem, controle de parasitas, administração de medicamentos, e entre outros.
A administração vem criando condições para que a população aprenda as técnicas de diferentes profissões e agregue renda familiar a partir do conhecimento adquirido.
ADMINISTRAÇÃO “DO POVO PARA O POVO” BUSCANDO SEMPRE MELHORIAS E OPORTUNIDADES PARA O HOMEM DO CAMPO!