Notícias da cidade
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTRA        SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JAPONVAR, ADEILTON CARDOSO SOLICITA AUTORIZAÇÃO
NÃO PARAM EM NOSSA CIDADE       PARA PRIORIZAR E IMUNIZAR OS PACIENTES DA HEMODIÁLISE E ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE JAPONVAR.        PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA GETÚLIO VARGAS        A PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPONVAR, ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DE OBRAS E SAÚDE VEM INVESTINDO EM MAIS SEGURANÇA PARA O PSF RENASCER
Previous
Next

CULTURA

23ª Festa de Páscoa no Andu

Venha celebrar a Páscoa conosco na 23ª Festa de Páscoa no Andu! 🐰 Nos dias 30 e 31 de março, a comunidade católica do Andu se une para trazer momentos de alegria e confraternização. Com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Câmara Municipal e Polícia Militar, teremos diversas atividades e atrações para todas as idades. Não fique de fora dessa celebração especial! 🌼 #FestaDePáscoaNoAndu #ComunidadeDeAndu”.

6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo

A participação da cidade de Japonvar no 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo em Belo Horizonte, juntamente com o circuito turístico Velho Chico, demonstra um compromisso sério com o desenvolvimento dessas áreas. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Nilson Pereira (Radar), teve uma participação ativa no evento, buscando entendimentos e recursos por meio de projetos para Japonvar. Suas falas ressaltaram a importância do investimento no turismo local como forma de impulsionar a economia e promover a cultura da região. Ele destacou os avanços alcançados pela cidade, como o portal turístico de Japonvar e as melhorias nas infraestruturas, como pavimentações de ruas e avenidas. Essas iniciativas evidenciam o comprometimento da gestão municipal com o crescimento do turismo e da cultura em Japonvar, além de fortalecer a atratividade da cidade para visitantes e investidores..

23° FESTA NACIONAL DO BISCOITO

A Prefeitura Municipal de Japonvar administração “Do Povo Para o Povo” e Secretaria de Cultura, tem a honra de convidar você para juntos participarem da 23° Festa Nacional do Biscoito, a Melhor e Mais Gostosa Festa de Minas.

OFICINA DA CULTURA PROPORCIONA ESTAGIO DE ACADÊMICOS E CAPACITA JOVENS

PRODUÇÃO ARTESANAL DA DECORAÇÃO DO CIRCUITO DA FESTA DO BISCOITO DE JAPONVAR.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude promove a arte e a cultura em Japonvar na OFICINA DA CULTURA. Ensinando como fazer os enfeites decorativos da festa do biscoito, capacitando jovens e adultos com oportunidade de remuneração temporária, bem como acadêmicos do Polo ALFA UNIPAC dos cursos de Pedagogia e Administração deste município e do município de S. João da Ponte..

Durante o período entre os dias 08 e 31 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude de Japonvar realizou a oficina artesanal de arranjos e efeitos decorativo e ministrada pela a artista plástica e decoradora Madu Maia, Secretária Adjunta da Cultura. A iniciativa teve como objetivo capacitar jovens e adultos na arte e ofício de como fazer objetos para cenários, bandeirolas, flores ornamentais, pinturas e estruturas de ferros de letreiro coberto com TNT com luzes coloridas internas, incluindo corte e costura de tecidos e TNT, móveis rústicos de paletes e outros.

A oficina contou com o apoio da COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e COMPAC (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural), do projeto resgatando cidadania e fortalecimento de vínculos e da Secretaria de Obras, que somando esforços de todos trouxe diversos benefícios para a cultura de Japonvar e para a cidade como um todo. Além de incentivar a preservação do patrimônio artístico e cultural da região, a capacitação também incorpora o desenvolvimento de habilidades criativas e artísticas dos participantes, em reaproveitamento de materiais, a reciclagem reduzindo custo e transformando o descartável em elementos estéticos e belos.

Os objetivos da oficina foram amplamente alcançados, conforme destacou o Secretário de Cultura, Nilson Radar: “Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso dessa iniciativa. A oficina proporciona aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e teóricos, além de incentivar a valorização e preservação da nossa cultura local. Esperamos que esses aprendizados sejam levados adiante, com certeza para a formação de novos artistas e para a promoção da cultura em nossa cidade”. A artista plástica e decoradora Madu Maia expressou sua gratidão em poder compartilhar seus conhecimentos com a comunidade de Japonvar: “É sempre uma experiência maravilhosa poder ministrar essa oficina em Japonvar. É gratificante ter a participação de pessoas dedicadas e talentosas, predisposta a aprender e posteriormente, transmitir a outros este legado. Tenho certeza de que todos estão acolhidos para explorar seu potencial artístico e contribuir ainda mais para o cenário cultural de Japonvar”.

O Prefeito Welson Gonçalves também enfatizou a importância da oficina para a cidade: “Investir em cultura é investir no desenvolvimento de nossa comunidade. Através dessa iniciativa, estamos promovendo o aprimoramento de habilidades artísticas, estimulando a criatividade e fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento cultural em Japonvar. “Parabenizo o Secretário de Cultura e Turismo Nilson Radar, a artista Madu Maia e todos os participantes por essa conquista”. A oficina de Construção de Objetos de Cenários e Decoração contribuiu significativamente para a valorização da cultura local e para o enriquecimento da comunidade de Japonvar a partir dos conhecimentos adquiridos.

NATAL DA MINEIRIDADE ILUMINA AS PRAÇAS E A PRINCIPAL RODOVIA DE JAPONVAR-MG

A prefeitura Municipal de Japonvar participou da abertura e apresentação do Programa Natal da Mineiridade promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, IEPHA-MG, COMPAC e COMTUR. Em sua segunda edição titulada “Projeto Luz do Natal” a magia, o brilho tomaram conta das emoções de um povo que vive e trazem muitas lembranças marcantes em seu convívio familiar. Foi em um piscar de olho que orgulhosamente o prefeito Welson Gonçalves ascendeu as luzes natalinas e elas iluminaram as Praças, Avenidas e Vias Publicas da Cidade. A ação aconteceu no dia 03 de dezembro e ficará marcado no calendário anual de todos que estavam presentes e apreciaram os fogos de artificio, apresentações artísticas, cantadas natalinas e show musical. Além da alegria do momento festivo o natal aquece o comércio local, gera renda e atraem muitos turistas que visitam a cidade para deslumbrarem da beleza do presépio, as decorações, brilhos das pequenas lâmpadas, anjos, árvores e todo encanto natalino que Japonvar oferece.

O prefeito Welson Gonçalves falou da importância de manter a tradição natalina, valorizando os costumes e tradição cultural do povo, que a cidade tem ganhado destaque cada vez mais que investe em infraestrutura, cultural e turística, ganham a população, ganha o comercio que vem retomando as atividades econômica no pós pandemia e ganha o turista que sempre são bem recebidos por todos munícipes Japonvarenses.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Nilson Radar, ressaltou que o Município aderiu aos três projetos Natal da Mineiridade, Luzes de Natal SECULT/MG e o Natal Feliz Show de Premios da Secretaria de Desenvolvimento Social que tem como base fomentar o desenvolvimento econômico, valorizar a nossa cultura com apresentações culturais, difundir o turismo regional e destacou a certeza de levar Luz, Paz a todos os lares e lembrou que existe um Deus vivo que nasceu em uma manjedoura trazendo luz ao Mundo.

A promoção, organização e realização das atividades natalina só foram possíveis graças a uma ampla parceria e esforços de todos envolvidos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ass. Social, Educação, Sala Mineira, Câmara Municipal, Policia Militar e Comunidade geral. Além da iluminação natalina da Praça Pres. Castelo Branco ouve também na Praça Central, Canteiros na rodovia, iluminações dos postes.

As atividades se iniciaram no dia 03 de dezembro e finalizará no dia 10 de janeiro de 2022.

FELIZ ANIVERSÁRIO JAPONVAR

Com o coração alegre, quero parabenizar nossa cidade por seus 27 anos de lutas e muitas conquistas. Não nos cansamos em dizer que temos orgulho de nosso município e nossa gente, que a cada dia, mês e ano está caminhando junto, para alcançar os objetivos e levar o nome de nossa querida JAPONVAR para todo o Brasil.

Sendo uma cidade conhecida pela sua criatividade e resiliência, que encontra no serrado mineiro a sua economia, Temos muito respeito e carinho pelo povo desse município, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra… O pequi, não é só algo saboroso da culinária japonvarense, mas uma fonte de renda para muitas famílias. Assim como o nosso biscoito, que é conhecido nacionalmente o mais gostosos do Norte Minas, e conta a sua história todos os anos na Tradicional Festa Nacional do Biscoito.

É com muito orgulho que a Gestão “Do Povo Para o Povo’ homenageia nossa querida JAPONVAR pelo o seus 27 anos e aproveita o ensejo para homenagear o nosso povo, lembrando que quem faz a cidade são as pessoas. Que possamos caminharmos juntos para um 2023 fraterno, de muitas realizações e conquistas .

Fazemos questão de dizer que o nosso compromisso continua, sempre trabalhando em beneficio da coletividade e do desenvolvimento de JAPONVAR.

Feliz aniversário Japonvar 👏.

JAPONVAR É DESTAQUE NO IV SEMINÁRIO DE TURISMO DO CIRCUITO VELHO CHICO.

No dia 21 de Outubro aconteceu na Cidade Bonito de Minas o IV seminário “Liderando o Turismo em Alta Performance” organizado pelo IGR Instância de Governança Regional do Turismo (Circuito Velho Chico) em parceria com o SEBRAE-MG. O palestrante Antonio Carlos Soares consultor do SEBRAE destacou o objetivo de fomentar o trade turístico regional.

O evento contou com a participação do Prefeito de Japonvar Welson Gonçalves que falou da importância da capacitação e da união dos municípios em promover e fortalecer o turismo regional.

O secretário de Cultura e Turismo de Japonvar Nilson Radar recebeu das mãos da anfitriã do evento a prefeita de Bonito de Minas, Vânia Carneiro o certificado de participação no seminário.

Durante o evento tivemos a participação de prefeitos, secretários e gestores de turismo, equipe do SEBRAE Minas e estudantes locais. Após a certificação dos municípios e a finalização do seminário, a prefeita Vânia Cardoso fez a abertura do 1º festival Gastronômico da cidade e convidou a todos para conhecer a gastronomia e a história dos tropeiros do município.

O COMPAC(conselho Municipal de turismo) juntamente com o COMPAC (conselho município de patrimônio cultural) agradece a todos pelo empenho.

VEM AÍ! CAMPEONATO DE FUTSAL

A Prefeitura Municipal de Japonvar, através da Secretaria Adjunta de esporte, convida todos os times do município para participar do primeiro Campeonato de Futsal Masculino, que será realizado no Ginásio Poliesportivo.

Secretário de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude: Nilson Pereira da Silva

E-mail: juventudejaponvar@hotmail.com

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPONVAR CAPACITAM EMPREENDEDORES (AS) PARA O DESENVOLVIMENTO ENCONOMICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sindicato dos trabalhadores Rurais, COMPAC e COMTUR de Japonvar, realizou nos últimos dias 09 á 13 de Maio, uma capacitação com o tema “fabricação de biscoitos e pães artesanal” de Japonvar. O objetivo da oficina é capacitar os empreendedores, (as) biscoiteiras no ofício e técnicas de vendas, higiene, cuidados e produção do biscoito que é um bem patrimonial imaterial do Município, que recebeu seu reconhecimento pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais como “Capital Mineira do Biscoito Artesanal” Lei Estadual 23.946/2021. Com perspectiva de buscar visibilidade aos seus produtos e melhorar a produção do biscoito artesanal, criar fontes de renda extra dentro do município o SENAR/FAEMG disponibilizou a instrutora de produção artesanal de alimentos Mara Juscilene, que ministrou o curso com qualidade e eficiência com aulas teóricas e práticas. As empreendedoras, biscoiteiras aprenderam a identificar peculiaridades das matérias primas utilizadas nas preparações do como fazer e selecionar as mesmas, sempre observando os cuidados no armazenamento, higiênico e sanitário no processamento, observando a legislação vigente e adequando o local de trabalho.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo Nilson Pereira destacou a importância de manter e preservar o ofício das biscoiteiras que é uma tradição do povo Japonvarense de geração em geração e não pode perder este legado. Já foi feito em nosso município uma capacitação com crianças em salas de aulas sobre “educação patrimonial” durante o período da tradicional festa do biscoito e estamos cada vez mais investindo em manter a salva guarda desse nosso patrimônio. Segundo o prefeito Welson Gonçalves da Silva, destaca que “a Administração “do povo para o povo” tem valorizado as tradições e costumes do Município, inclusive dando ênfase a tradição do biscoito caseiro que faz parte da essência da sua história”. Que muitas famílias vivem desse ofício e é seu dever como administrador do Município, zelar desde bem cultural e aumento na renda das famílias.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, juntamente com o COMPAC, COMTUR e todos parceiros, agradecem a participação e colaboração de todos nesta conquista.

JAPONVAR ESTA NO MAPA DO TURÍSMO BRASILEIRO.

O Município de Japonvar a cada dia se destaca em infraestrutura, obras e desenvolvimento social. Entre estes, a inclusão da Cidade no Programa Nacional de Regionalização do Mapa do Turismo Brasileiro possibilita para junto com o Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais atuarem de forma compartilhada no ranque da retomada do turismo na pós-pandemia. A Administração “Do povo para o povo” em parceria com IGR – Instância de Governança Regional (Circuito Turístico Velho Chico) recebeu a certificação do Programa Nacional de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo do Ministério do Turismo em que o município está inserido.

O Mapa do Turismo prioriza os municípios que desenvolve atividades, tendo o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico. Japonvar possui essas características, temos a rodovia com acesso a diversos pontos turístico regional, a nossa gastronomia é diversificada e o biscoito é o carro chefe para alcançar estes resultados. Hoje, a cidade é conhecida pela Tradicional Festa do Biscoito comemorada no mês de Junho e reconhecida como patrimônio imaterial do estado, como “iguaria” recebendo o Titulo de CAPITAL ESTADUAL DO BISCOITO ARTESANAL. Japonvar também é rica em produção na agricultura familiar sendo um dos produtos á colheita do Pequi que gera muita renda durante a safra para dentro e fora do município. As maravilhas da beleza natural encantam os visitantes com suas ricas quedas d’água e barragens, um dos atrativos é a cachoeiras do Rio Mangaí, um grande potencial de atração turística. Além disto, temos no esporte, diversos investimentos em infraestrutura de construção e reformas de quadras poliesportivas, á valorizaçãodo futebol amador, passeios ciclísticos e diversos campeonatos tudo isto atrai muitos visitantes, levando a cidade mais ordeira e competitiva..

Segundo o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte do município Nilson Pereira, a cidade vem se preparando para novos tempos e os investimentos buscam principalmente atrair visitantes, empresas e negócios para região e para isso estamos investindo em praças, pavimentações, iluminação publica de Led, sinalização de transito e estradas. O Conselho Municipal do Turismo de Japonvar acompanha todos os detalhes das açõesdo Plano Municipal do Turismo..

O prefeito Welson Gonçalves tem priorizado estes investimentos de desenvolvimento econômico e turístico porque sabe da importância dos mesmos em gerar renda e emprego no município. A Administração “Do Povo Para o Povo” tem a honra de anunciar a programação da 22ª Edição da tradicional festa do Biscoito á realizar nos dias 17,18 e 19 do mês de Junho DE 2022, na qual os visitantes vão conhecer uma cidade mais estruturada e aconchegante.

A administração “Do povo para o povo”, COMTUR, COMPAC, COMESP, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude agradece a todos (as) colaboradores para alcance destes resultados.

A TODOS (AS) NOSSO MUITO OBRIGADO!

JAPONVAR É RECONHECIDA E CERTIFICADA COMO CIDADE TURÍSTICA, PELO MINISTÉRIO DO TURISMO.

A mineiríssima cidade de Japonvar no Norte de Minas, recebe do Ministério do Turismo á certificação do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que é a porta de entrada de investimentos turísticos no município.

O Município de Japonvar se destaca por ser a cidade do biscoito, do pequi, da culinária típica da região e com o potencial elevado para o turismo. Além da beleza natural, também tem cachoeiras, quedas d’águas, comércio promissor e por estar geograficamente no encontro entre vias de passagem entre vários outros pontos turísticos e potenciais que unem a industrializada cidade de Montes Claros ao Vale do Peruaçu.

A bela cidade de Japonvar se tornou destaque por se tornar o único Município da micro região (Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Lontra, Manga, Mirabela, Montalvânia, Miravânia, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco e São João das Missões) a conquistar a certificação do programa nacional de Turismo 2021, se destacando entre outras cidades até o presente momento.

A certificação é dada ao Município que cumpriram uma série de ações para que sejam reconhecidos como integrantes da política de regionalização do turismo em Minas Gerais. A estratégica é incorporar elementos de planejamento e gestão para qualificar as propostas locais alinhando tais iniciativas às políticas nacionais de turismo.

O prefeito Welson Goncalves frisou que tem investido muito na recuperação do Município e se preparando para oferecer aos turistas uma cidade mais dinâmica, acolhedora e com capacidade para receber bem a todos. Estamos investindo em recuperação de estradas vicinais que levam a vários pontos turísticos de Japonvar, revitalização de praças, pavimentação de Ruas e restauração de prédio histórico.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo Nilson Pereira, o turismo em Japonvar está sendo valorizado em vários pontos e se preparando para reaquecimento após pandemia, temos muito o que fazer dentro do Município, más os primeiros passos já estão sendo dados, estamos inseridos no circuito turístico Velho Chico, seguindo ao pé da letra as ações para estar em dias com o sistema de turismo. Temos ainda vários investimentos a serem concretizada, revitalização de Praças, substituição da iluminação pública tradicional pelas modernas de Leds, pavimentação de Ruas e Avenidas, reformas estádio, ginásio e outras ações. Sabemos que precisamos ainda melhorar a nossa rede hoteleira e os pontos de gastronomia, mas já estamos iniciando um plano junto ao nosso PORTAL DO SEBRAE com o agente de desenvolvimento Miquéias Gonçalves para podermos levantar dados e ver as necessidades básicas de alguns pontos dos setores.

O COMTUR – CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO, SETOR MUNICIPAL DE ESPORTE E SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE DE JAPONVAR AGRADECEM TODOS JAPONVARENSE E TODOS ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, recebeu em Japonvar a equipe de TV da Rede Minas que vieram até a cidade para fazer uma matéria para o programa "Sabor e Afeto" que em breve vai entrar no ar.

Na cidade a equipe de reportagem fizeram matéria sobre o biscoito de Japonvar, comida típica da cidade, onde acompanharam de perto a fabricação do biscoito de forma artesanal com as biscoiteiras Dona Fiinha, Dona Dala e Jucélia, também visitaram a fábrica de biscoito para conhecer o modo industrial da fabricação e venda do produto.
Ainda na cidade conheceram vários pontos turísticos como as cachoeiras do Mangaí, Igreja de Nova Minda, represa da barra da Lagoinha e barragem do São Bernardo.
Na ocasião também estavam presente o secretário municipal de cultura e turismo Nilson Pereira da Silva (Nilson Radar), membros do circuito turístico Velho Chico Adalto e Clevane, o assessor de Turismo João Batista, a primeira dama Ivone Gonçalves, e também o Sr° Prefeito Welson Gonçalves, e também a representante do PAV na cidade de Japonvar ZIleide Fiuza.